Deputado Robinson Almeida critica ação de Bolsonaro contra a Bahia: “baianos repudiam seu desprezo pela vida”

O deputado estadual Robinson Almeida (PT), vice-líder do governador Rui Costa (PT) na Assembleia Legislativa, voltou a tecer duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro, desta vez contra a intervenção federal para que ajuda humanitária não chegue a Bahia. O estado, especialmente nas regiões sul, extremo-sul, sudoeste e oeste, foi atingido por fortes chuvas em dezembro que causaram enchentes, afetaram mais de 116 municipios e atingiram mais de 500 mil baianos, deixando pelo menos 100 mil desalojados ou desabrigados e causando 25 mortes. Depois do governo federal recusar ajuda humanitária oferecida pela Argentina, de férias em Santa Catarina Bolsonaro disse que “não existe” a opção do estado da Bahia receber ajuda humanitária do exterior.

“Se Bolsonaro não quer ajudar, que pelo menos não atrapalhe quem está trabalhando para levar comida, remédios, roupas e o que mais for possível para os que sofrem com as chuvas”, rebateu Robinson Almeida.

O parlamentar disse que os baianos repudiam o desprezo de Bolsonaro pela vida e elogiou a atuação do governador Rui Costa e do senador Jaques Wagner (PT) na tragédia ambiental.

“A Bahia aceita ajuda sim. Nosso governador Rui Costa está de parabéns pelo trabalho e postura de grande homem público. Já faz mais de uma semana que o governo da Bahia foi transferido para as regiões afetadas, com o governador Rui Costa, o senador Jaques Wagner e os secretários do estado interrompendo suas férias de fim de ano para passar o natal ao lado dos baianos, trabalhando incansavelmente para ajudar e elaborar planos de reconstrução das cidades afetadas, de ajuda às famílias prejudicadas e para a recuperação das economias locais. Bolsonaro deveria se espelhar nisso, mas preferiu desprezar, mais uma vez, a vida dos baianos e dar, para o mundo, um péssimo exemplo de homem público e ser humano”, opinou o petista.

A postura de Bolsonaro, que manteve suas férias em Santa Catarina mesmo diante da catástrofe ambiental baiana, é alvo de duras criticas no Brasil. No microblog Twitter ele foi um dos assuntos mais comentados com a hastag #BolsonaroVagabundo. Até mesmo a cantora baiana Ivete Sangalo, que geralmente não emite opinião política, ontem em um show em Natal, no Rio Grande do Norte, a artista endossou o coro dos fãs dançando “Ei Bolsonaro, vai tomar no c*”.