O deputado Robinson Almeida (PT) quer dar o nome do professor e sociólogo Ildes Ferreira ao novo centro de convenções de Feira de Santana, cuja ordem de serviço para o início das obras foi assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues na última segunda-feira (2). A intervenção deve durar 18 meses e gerar pelo menos 300 empregos diretos e indiretos.Na indicação encaminhada ao governador, Robinson argumentou que o professor, falecido em 2019, deixou um importante legado para a Bahia, especialmente para Feira de Santana. “Sem a menor chance de dúvida, o empréstimo do nome de Ildes Ferreira para denominar tão portentoso e relevante equipamento público é um justo reconhecimento e homenagem a quem também contribuiu na defesa da democracia, da ciência e da justiça social”, afirmou.
Ildes foi vereador no município, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e secretário municipal de Desenvolvimento Social. No governo baiano, ele foi secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação na primeira gestão de Jaques Wagner. Também integrou o Movimento de Organização Comunitária (MOC), instituição que muito contribuiu para o combate à seca na região de Feira.
O centro de convenções de Feira terá uma área construída de 13.800 m², com capacidade para receber até 2.500 pessoas em eventos como feiras, congressos, exposições e shows. Na ocasião, Jerônimo Rodrigues assinou também a ordem para o início das obras do Teatro de Feira de Santana, que terá uma área construída de 8.200 m², com capacidade para 800 espectadores e equipamentos modernos de som e iluminação.
Os dois prédios contarão com acessibilidade, climatização, estacionamento, auditórios, salas de apoio, camarins, banheiros e lanchonetes. O investimento previsto pelo governo do Estado é R$ 86 milhões.