O deputado estadual Robinson Almeida (PT), um dos nomes colocados à disposição do Partido dos Trabalhadores para disputar a prefeitura de Salvador nas eleições de 2020, celebrou a assinatura da ordem de serviço pelo governador Rui Costa para a construção do VLT. O equipamento, que ligará o Comércio a Simões Filho, passando pelo Subúrbio Ferroviário, deve ser entregue em dois anos.
“Este mês vai entrar para a história da Bahia, pois a ação governamental terá uma repercussão duradoura para a vida do nosso estado e, particularmente, ao povo de Salvador. Na segunda foi assinada a ordem de serviço para a construção do trecho 3 do metrô, ou seja, o metrô vai chegar aos bairros de Cajazeiras/Águas Claras, na região onde será construída a nova rodoviária. Hoje o governador assinou a ordem para a construção do VLT. Essas duas grandes obras vão integrar o Suburbio e Cajazeiras a moderna malha de mobilidade urbana de Salvador”, afirmou Robinson. “Somando os dois investimentos são cerca de R$ 2 bilhões. E, além disso, o edital de licitação da concorrência pública para a construção da Ponte Salvador – Itaparica, será lançado na bolsa de valores de São Paulo”, comemorou o parlamentar, vice-líder do governo na Assembleia Legislativa. “Os governos do PT, dos companheiros Jaques Wagner e Rui Costa, transformaram a mobilidade urbana na capital dos baianos, fazendo uma verdadeira revolução que melhora a qualidade de vida da nossa gente e criando novos vetores de desenvolvimento econômico do nosso estado”, enfatizou Robinson.
De acordo com a empresa chinesa Skyrail Bahia, responsável por tocar as obras do VLT do Subúrbio, o modal vai beneficiar 600 mil pessoas, com capacidade para transportar 172 mil usuários. Ao todo, o trajeto de 24 quilômetros terá 25 estações e será integrado ao metrô. A previsão da companhia é que o início do sistema aconteça no primeiro semestre de 2022.