O deputado estadual Robinson Almeida (PT) celebrou como “dia histórico” para integração e desenvolvimento da capital com o Recôncavo, o Baixo Sul e o Litoral Sul o leilão para construção da ponte Salvador – Ilha de Itaparica, que definiu o Consórcio integrado por três empresas chinesas como o vencedor para a construção do equipamento, nesta sexta-feira (13), na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. O evento foi acompanhado pelo governador Rui Costa, pelo vice João Leão e pelo secretário de infraestrutura Marcus Cavalcanti.
“Sem dúvidas um dia histórico para a Bahia que muito em breve terá um equipamento moderno integrando nossa capital, o recôncavo, o baixo Sul e o litoral sul, criando um novo vetor de desenvolvimento, de geração de oportunidades para as baianas e os baianos”, afirmou o parlamentar. “A ponte vai criar um novo vetor de desenvolvimento para a Bahia, aproximando logisticamente oeste, leste e nordeste do estado. Diretamente, a obra vai beneficiar de imediato 4,4 milhões de habitantes nas regiões Metropolitana de Salvador, Recôncavo, Baixo Sul e Litoral Sul baiano”, celebrou Robinson.
Consórcio –
Formado pelas empresas China Railway 20 Bureau Group Corporation – CR20; CCCC South America Regional Company S.Á.R.L – CCCC SOUTH AMERICA e China Communications Construction Company Limited – CCCCLTD, o consórcio, segundo o governo do estado, terá um ano para elaborar o projeto e outros quatro anos para construir o equipamento. A gestão e administração da ponte, equipamento de 12,3 km, terá duração de 30 anos. O investimento será de R$ 5,4 bilhões e o aporte do Estado será de R$ 1,5 bilhão. A previsão é que sejam gerados sete mil empregos durante a obra nesta ponte que será a segunda maior da América Latina.