O deputado estadual Robinson Almeida (PT-BA), pré-candidato a prefeito de Salvador, teceu críticas à administração do atual gestor da capital, Bruno Reis (União Brasil), durante o programa Linha de Frente, da TV Aratu.
O parlamentar citou o último Censo Demográfico de 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, a cidade tem 2.418.005 habitantes – um declínio de 9,6% em comparação com 2010, quando foi feito o último recenseamento. Na época, Salvador era a terceira maior capital do país, com 2.675.656 moradores. Com a redução, a capital baiana passa a ocupar a 5ª posição no ranking.
“Você perdeu 257 mil habitantes nos últimos 12 anos. Uma população equivalente a uma Camaçari. Quando saí da minha cidade, é porque lá eu não tinha como avançar nos estudos, não tinha emprego e não tinha renda. Vinha em busca de oportunidade. Você não sai largando sua família, você não sai largando sua família, sua origem. Você é obrigado a sair da sua cidade. E Salvador, a atual gestão está fazendo isso: obrigando as pessoas a saírem da nossa capital”, disse o deputado ao jornalista Pablo Reis.
De acordo com Robinson, há uma série de problemas que levou à perda de população. “Inviabilizaram a cidade na atração de investimentos, colocaram uma taxação excessiva no setor produtivo na cidade, o metro quadrado do IPTU comercial mais caro do País está aqui, você tem uma indústria de multas para o cidadão”, enumerou.