O deputado estadual Robinson Almeida (PT) chamou de “movimento por Bolsonaro” o anúncio feito nesta segunda-feira, coincidentemente dia 17, pelo presidente nacional do Democratas, ACM Neto, de viajar o estado no chamado movimento “Pela Bahia”. O parlamentar petista, respondendo publicação no Twitter do Jornal Grande Bahia, lembrou que o DEM é o principal aliado de Bolsonaro, com o partido dando sustentação política ao governo federal no Congresso Nacional, ocupando dois ministérios (Agricultura e Secretaria Geral da Presidência da República), cargos no 2⁰ e 3⁰ escalão e tendo como vice-líder de Bolsonaro no parlamento o deputado federal Paulo Azi, presidente do DEM na Bahia. Essa aproximação do DEM com Bolsonaro, inclusive, foi o que motivou as fortes criticas do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, ao ex-amigo ACM Neto.
“O movimento dele e do partido dele, os fatos mostram, é por Bolsonaro, em verdade. O DEM ocupa 2 ministérios no desgoverno, dezenas de cargos de 2⁰ e 3⁰ escalão, o vice líder de Bolsonaro no Congresso é do DEM. Esse é o verdadeiro movimento, ajudam a desgovernar o Brasil”, respondeu Robinson Almeida, no microblog.
A primeira parada de ACM Neto, nesse ato de pré-campanha, segundo nota divulgada por sua assessoria, será a Chapada Diamantina, por “coincidência” região em que o deputado Robinson Almeida esteve em agenda com apoiadores e militantes petistas no último fim de semana.