O deputado estadual Robinson Almeida (PT) rebateu, em publicação no Twitter, critica do presidente Jair Bolsonaro a governadores do nordeste. Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, o presidente disse que “a maioria dos nove governadores do Nordeste quer começar a implementar a divisão do Nordeste contra o resto do Brasil”.
“Bolsonaro gosta de bravatas e de mentiras, não tem agenda para o Brasil, não respeita o pacto federativo, a Constituição. Ao contrário dos governadores do Nordeste, que dão exemplo ao país, trabalham duro para transformar a vida das pessoas e resistem à perseguição e boicote do desgoverno”, escreveu o parlamentar baiano. “A mentira é a peça-chave para sobrevivência de Bolsonaro, que sempre disseminou, também, a discórdia e ódio. Nisso se estruturou sua campanha; na mentira também se fundamenta seu desgoverno que, além de envergonhar, faz muito mal ao país”, enfatizou o deputado petista, que passou a defender o impeachment de Bolsonaro.
No Nordeste, sete dos nove governadores são filiados a partidos de esquerda. O PT governa, além da Bahia (Rui Costa), o Ceará (Camilo Santana), o Piauí (Wellington Dias) e o Rio Grande do Norte (Fátima Bezerra). Os outros são Maranhão (Flávio Dino, do PCdoB), Pernambuco (Paulo Câmara, do PSB) e Paraíba (João Azevêdo, do PSB). Renan Filho (PMDB), em Alagoas, e Belisário Chagas (PSD), em Sergipe, também têm, eventualmente, posturas críticas a Bolsonaro. Na semana passada, em contraposição ao governo federal, eles lançaram o Consórcio Nordeste, que tem o objetivo de articular políticas e reivindicações comuns ao desenvolvimento da região.