O deputado estadual Robinson Almeida (PT/BA) criticou e repudiou, em postagens no Twitter, o vídeo em que o jornalista Alexandre Garcia sugere que o problema do Brasil é o povo brasileiro. A publicação, em que o ex-profissional da Rede Globo indica enviar 200 milhões de brasileiros para o Japão e trazer os 130 milhões de japoneses para o Brasil, foi compartilhada pelo presidente Jair Bolsonaro em suas redes sociais nesta segunda-feira (10).
“O problema do Brasil não é nosso povo, sr. Alexandre Garcia. É nossa elite retrógrada e egoísta que não pensa o país como nação desenvolvida e soberana. A melhor solução, portanto, é enviar você e essa elite atrasada, da qual é porta voz, para marte. Porque o Japão, certamente, não iria aceitar vocês”, escreveu o parlamentar baiano na rede social. “O Brasil, senhor Alexandre Garcia, não é uma das 5 potências do mundo porque tem uma elite retrógrada, escravocrata, submissa aos interesses dos EUA e do sistema financeiro internacional. O Brasil, Sr. Alexandre Garcia, foi o último país da América a abolir a escravidão”, continuou Robinson, numa sequência de tuites.
“O Brasil tem uma das piores concentrações fundiárias do mundo, senhor Alexandre Garcia. Nossa elite, que é racista, não permite que se faça uma reforma agrária que contribua com desenvolvimento nacional, com a inclusão de nosso povo e dinamização de nossa economia. Essa é a percepção repugnante da nossa elite. O Brasil não é uma potência, senhor Alexandre Garcia, porque o regime militar, do qual o Sr. fez parte, por exemplo, deu grande contribuição para que a estrutura social e econômica brasileira fosse excludente e extremamente desigual”, enfatizou o petista.