Prefeitura insiste em ônibus sucateados que só beneficiam empresários, diz Robinson Almeida

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) criticou as condições atuais da frota de ônibus de Salvador diante do aumento tarifário anunciado pela gestão Bruno Reis (União Brasil). Pré-candidato ao Thomé de Souza em 2024, ele diz que a prefeitura insiste em um transporte sucateado e caro, que beneficia apenas os empresários.

O índice de reajuste, no entanto, ainda não foi divulgado.

“Enquanto o Estado prioriza um transporte de qualidade, rápido e moderno, a gestão municipal insiste em um transporte sucateado e caro, com um modelo que beneficia apenas os empresários”, diz Robinson, referindo-se ao metrô, inaugurado pelo governo em 2014, após 14 anos de obras. A construção do modal foi iniciada pela administração do prefeito Antônio Imbassahy (1997-2005).

A declaração de Robinson é uma reação a uma fala de Bruno Reis (União Brasil), que culpou o sistema metroviário pela crise do transporte público ao afirmar que o modal lucra ao embolsar a maior parte da tarifa.

Pré-candidato ao Palácio Thomé de Souza em 2024, o deputado diz que o sistema de ônibus capital é “precário” e só piora desde a administração de ACM Neto, antecessor e padrinho político de Reis.

“Bruno Reis e o ex-prefeito sucatearam a frota de ônibus, que é uma das mais velhas do Brasil. Prometeram ar-condicionado em todos os ônibus, o que nunca aconteceu. E, para agravar a situação, implantaram o BRT, motivo de piada nacional. É assim que essa gestão trata o transporte público na cidade”, afirmou Robinson.