O deputado estadual Robinson Almeida (PT) defendeu em entrevista ao programa Boa Tarde Bahia, da TV Band, nesta terça-feira (21), que o Partido dos Trabalhadores tenha candidatura própria e protagonismo em Salvador nas eleições de 2024 e que haja uma unidade da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para disputar as principais prefeituras do Estado. O petista advogou o entendimento na base política do governo para preparar as candidaturas que tenham competitividade para ganhar as eleições municipais de 2024 nas principais cidades do interior com o apoio do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues. Na entrevista aos jornalistas Victor Pinto e Maria Lorena, o líder da Federação PT, PV e PC do B na Assembleia Legislativa considerou ainda que o apoio dos petistas será determinante no processo eleitoral e defendeu que, na capital do estado, tenha, da base do governo, no máximo duas candidaturas fortes, numa estratégia para levar a eleição para o segundo turno.
“Aqui em Salvador há algumas possibilidades, como é uma cidade de população para dois turnos de eleição, possa ser que a base tenha mais de uma candidatura para viabilizar o segundo turno e construir a unidade num segundo momento. E pode ser a tese de uma candidatura da base. Seja qual for à tática eleitoral adotada, o PT terá protagonismo nela. Ou o PT indicará o candidato ou comporá essa chapa majoritária pela força que o partido tem na cidade, que tem a maior votação dos deputados estaduais e dos deputados federais, maior número de vereadores eleitos… é natural que em cada cidade o partido da base que tenha a principal força e as lideranças de certa forma lidere. Lógico que pra toda regra existe uma exceção, e podemos encontrar um novo arranjo que dê a candidatura da base à competitividade necessária para disputar e ganhar a eleição em Salvador”, analisou.
O parlamentar também avaliou que há um “ambiente positivo” com a recuperação e fortalecimento da imagem do PT.
“O momento agora, de fortalecimento da imagem do PT, é bem melhor do que nas últimas eleições. Nas eleições de 2008 e 2012 nós tivemos aquele desgaste associado ao chamado mensalão, em 2016 e 2020 um forte desgaste da repercussão na imagem da lava jato. Em 2024 há uma recuperação da imagem do PT traduzida nas ultimas eleições com a vitória de Lula e de Jerônimo. Eu creio que o PT viva seu melhor momento dos últimos dez, doze anos, pra fazer a disputa em todo Brasil e aqui em Salvador especialmente”, cravou.
Robinson Almeida, porém, defendeu o planejamento estratégico, somada a tática política e eleitoral, e o esforço do grupo político para viabilizar uma candidatura competitiva na capital dos baianos.
“Tem que ter uma estratégia de ocupação de território, formar chapa de vereadores, unificar uma aliança que vá refletir no tempo de televisão, pra projetar uma candidatura”, indicou.