O deputado estadual Robinson Almeida (PT) pediu ao presidente da Comissão Especial da Reforma da Previdência, deputado Marcelo Ramos (PR), que a PEC 6/2019 seja arquivada pela Câmara Federal. A solicitação foi feita nesta segunda-feira (20) na sessão especial sobre a reforma da previdência e seus impactos na Bahia, realizada na Assembleia Legislativa, sob a presidência do deputado estadual Fabrício Falcão (PC Do B).
“O que se ver é uma proposta de reforma da previdência que quer tirar dos pobres para dar aos grandes banqueiros de nosso país, porque o regime de capitalização é isso, senhor presidente. Por isso peço ao senhor que arquive esse proposta, porque esse projeto é contra o interesse nacional, contra os trabalhadores do campo e da cidade e vai causar, se aprovada, um caos econômico e social nos municípios brasileiros”, disse o parlamentar, que citou o Chile como exemplo malsucedido.
“Essa experiência de capitalização já foi usada no Chile e provocou uma legião de idosos pobres que não conseguem ao final de sua vida manter, sequer, 50% da sua renda para ter uma vida digna”, ilustrou Robinson. Além de deputados, o evento na Assembleia Legislativa contou com a participação de diversas entidades sociais e sindicais, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT).