O vice-líder do governo do estado na Assembleia Legislativa, deputado Robinson Almeida (PT), afirmou, nesta quarta-feira (29), que a Bahia será um canteiro de obras, espalhado por todo estado, e que a construção da ponte Salvador x Itaparica, prevista pra ser a maior obra em execução na América do Sul, será “o grande diferencial” em infraestrutura executada no Brasil. O parlamentar fez referência ao Projeto de Lei Orçamentária Anual da Bahia para 2022, entregue hoje pelo vice-governador João Leão (PP) na Assembleia Legislativa. A matéria, que deve ser aprovada pelo parlamento baiano até dezembro, prevê um crescimento de 6,5% em relação ao orçamento executado pelo Governo do Estado este ano.
“A construção da ponte Salvador x Itaparica será o diferencial como a maior obra em execução no Brasil, associada ao Sistema Viário Oeste (SVO), que vai interligar a capital ao Oeste da Bahia”, destacou Robinson Almeida. “Na região Sul teremos as obras do Porto Sul. No Oeste, além da instalação do Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco, serão implantados outros projetos agroindustriais e agropecuários.
Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a extensão do Metrô até Cajazeiras, a construção da nova rodoviária e a construção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) vão continuar a revolução na Mobilidade Urbana em curso. Já a ponte Salvador x Itaparica também fará a integração socioeconômica da capital com o Recôncavo, o baixo sul e o litoral sul do estado”, elencou o parlamentar.
O orçamento previsto pelo governo estadual para o próximo ano é de R$ 52,6 bilhões, enquanto a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto baiano é de 3,3%, maior que a projeção nacional, estimada em 2,1%.
Na composição do Orçamento para 2022 a Área Social detém a maior participação, contemplada com 61,3% do total de recursos orçados para 2022, ou seja, R$ 31,6 bilhões.