Robinson Almeida se solidariza com professores de Feira de Santana

O deputado Robinson Almeida Lula(PT) protocolou, na Casa Legislativa, moção de solidariedade aos professores da rede municipal de ensino de Feira de Santana agredidos no final de março pela guarda municipal, na sede da Prefeitura municipal, durante o movimento paredista que reivindicava melhor remuneração para a classe.

No documento, o parlamentar informou que o objetivo dos professores era apresentar e negociar a pauta de reivindicação da categoria com o prefeito, mas acabaram sendo recepcionados com ataques físicos com extintores e spray de pimenta, sitiados por viaturas dentro da prefeitura municipal, que suspendeu fornecimento de energia elétrica.

“Não fosse a vigília organizada à frente do prédio, com a participação de familiares e representantes de instituições diversas, para apoiar os professores e tentar inibir as ações violentas da guarda municipal, decerto que o quadro seria ainda mais gravoso e dramático do que já se apresenta”, afirmou.

A solidariedade do petista se estendeu aos vereadores do município que, chamados a mediar o diálogo com a administração municipal, também foram agredidos. “É lastimável esta espécie de comportamento por parte de uma instituição que deveria promover a segurança social, e não disseminar o pânico e o desespero. Muito menos é aceitável hostilidade e agressões físicas gratuitamente distribuídas aos integrantes da classe do magistério e representantes eleitos pelo povo”, lamentou.

Robinson lembrou, ainda, os avanços em favor da educação, empreendidos pelo governo Lula, por meio do desenvolvimento de uma política de valorização e qualificação dos professores, e de investimentos no setor.

“Infelizmente, todas essas políticas vêm sendo sistematicamente desmontadas por Bolsonaro, que, em Feira de Santana, conta com o apoio do prefeito Colbert Martins, responsável último pelo desacerto da açodada e agressiva reação da guarda municipal”, denunciou.