Nesta quarta-feira (13/03/2024), o
O deputado estadual Robinson Almeida prestou homenagem aos 40 anos do Hospital Clériston Andrade (HGCA), nesta quarta-feira (13), em uma moção de aplausos apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia. O parlamentar ressaltou a importância da instituição hospitalar, situada em Feira de Santana, que presta atendimento a todo o interior do estado e teve sua capacidade ampliada durante os governos liderados pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
O HGCA foi inaugurado em 14 de março de 1984, sob o nome de Hospital Regional Clériston Andrade, em homenagem ao ex-prefeito de Salvador que faleceu em um acidente de helicóptero em 1982. Desde então, passou por diversas reformas e modernizações administrativas, incluindo a ampliação da emergência em 2018 e a construção do HGCA 2 em 2020, equipado com um centro cirúrgico de 11 salas e uma sala de recuperação pós-anestésica com 12 leitos.
O deputado destacou que o HGCA é 100% conveniado com o Sistema Único de Saúde (SUS) e realizou mais de 214 mil procedimentos e 50 mil atendimentos em 2023. Além disso, o hospital é considerado a maior unidade hospitalar da rede estadual no interior do estado e o único a oferecer procedimentos de média e alta complexidade para a macrorregião centro-leste, abrangendo 126 municípios e uma população superior a dois milhões de pessoas.
Robinson Almeida ressaltou ainda os diversos projetos e ações pioneiras do HGCA, como o atendimento de partos de alto risco na região, a implementação do método canguru e o título de “amigo da criança”. O hospital também foi premiado internacionalmente pela boa assistência a pacientes com acidente vascular cerebral (AVC) e é referência em áreas como internação domiciliar, neurologia, neurocirurgia e reabilitação física.
Além de prestar homenagem aos 27 diretores que contribuíram para a instituição ao longo dos anos, o deputado destacou o papel do HGCA como promotor da pesquisa científica na área da saúde. Anualmente, o hospital realiza uma mostra integrada em parceria com instituições de ensino superior, e é credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) como hospital de ensino para residência médica.
Robinson Almeida concluiu sua moção enfatizando não apenas a estrutura e os equipamentos de ponta do HGCA, mas também o compromisso e a dedicação de sua equipe técnica em proporcionar o melhor atendimento aos pacientes ao longo desses 40 anos de história.