Deputado Robinson Almeida destina emenda parlamentar para beneficiar catadadores de materiais recicláveis em Feira de Santana

O deputado estadual Robinson Almeida (PT), vice líder do governo do estado na Assembleia Legislativa, assinou, com a secretária estadual do Meio Ambiente (Sema), Márcia Telles, nesta quarta-feira (17), um Termo de Colaboração para repasse de R$ 19.809,72 para ajudar no assessoramento da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Feira de Santana e Região (Copersa). O trabalho será desenvolvido em parceria com a Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Bahia – Rede Recicla Bahia. Provenientes de emenda do parlamentar, o investimento será destinado ao trabalho de assessoria para solução dos problemas logísticos, comerciais e de infraestrutura da Copersa em Feira. A iniciativa acontece através do trabalho conjunto com o deputado federal Zé Neto e o vereador Sílvio Dias (PT). Em junho, eles estiveram na cooperativa, no bairro do Jardim Cruzeiro, para conhecer de perto o trabalho que envolve mais de 22 famílias de catadores.

“Reafirmamos nosso compromisso com a comunidade de Feira de Santana, trabalhamos para atender às demandas desta cooperativa que ajuda tantas famílias, seguindo um caminho de desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida dos seus cooperados. Quero agradecer a secretária Márcia Telles, que teve a sensibilidade de trazer para sua liderança este compromisso com a rede de catadores, uma parceria essencial para a efetivação dos objetivos propostos pela emenda”, explicou o deputado. “Esse é o primeiro de muitos passos que nosso mandato dará, com toda turma de catadores a fim de estruturar políticas públicas para esse segmento que promove, pela reciclagem, a inclusão e a sustentabilidade” afirmou Robinson Almeida.

Presidente da Rede Recicla Bahia, João Paulo, explicou que o projeto destina-se a auxiliar a Copersa na melhoria da eficiência dos seus processos produtivos, através da assessoria que entenda e estude algumas situações por eles vivenciadas. “É uma cooperativa que está lidando com algumas dificuldades, principalmente em conseguir comercializar os materiais recicláveis no próprio município. O principal parceiro deles, em aquisição dos produtos, é de Itabuna, o que gera um custo logístico muito alto. Por isso a necessidade e importância deste suporte técnico no sentido de se tornarem mais conhecidos pelo poder público e pela iniciativa privada, objetivando ter um número maior de parceiros e doadores”, ressaltou. “Estes apoios engrandecem nosso trabalho e servem de visibilidade para que a sociedade enxergue que cada um de nós temos um papel na melhoria da qualidade de vida da população, vamos fazer com que cada incentivo seja aproveitado e transmitido para todos os associados”, destacouCatiane Santa Rosa, membro da diretoria da Rede Recicla.

O termo de colaboração técnica assinado com a Associação tem o objetivo de oferecer à Copersa assessoria em cinco linhas de pesquisa e ação: estudo socioeconômico com os catadores e catadoras; mobilização social e capacitação em cooperativismo; análise logística sobre o mercado de recicláveis da região; exame sobre o cenário político do município com vistas a procurar estabelecer novos parceiros e doadores para a cooperativa; assessoria para a elaboração de projetos que visam captar recursos para a compra de equipamentos como prensa e balança.