Bahia: Robinson reivindica pagamento adicional de insalubridade para profissionais de saúde

Vice-líder do governo do estado na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Robinson Almeida (PT) é autor do Projeto de Lei para que os profissionais de saúde da Bahia tenham direito ao pagamento adicional de insalubridade em grau máximo.

Robinson lembra que estes profissionais se encontram na linha de frente do combate ao novo coronavírus desde o início da pandemia, colocando, muitas vezes, não só as suas vidas mas também a de seus familiares em risco na guerra sanitária.

“A crescente demanda por serviços de saúde, no curso da pandemia do novo coronavírus, fez com que os cidadãos lançassem os olhos sobre os profissionais de saúde. Em todo o mundo passaram a ser aplaudidos e reconhecidos, pelo esforço diário na recuperação dos pacientes que, uma vez infectados, desenvolveram a COVID”, observa o parlamentar. “Não é pouco o empenho, a dedicação e o afinco manifestado praticamente por quase totalidade dos profissionais da saúde, que, de algum modo, põem familiares seus em risco, para bem desempenharem o ofício que escolheram. São verdadeiros heróis nessa batalha que se trava contra um inimigo invisível! Colocam a própria vida em risco para salvar a de outros tantos seres humanos”, enfatiza Robinson.

O deputado, que destaca os investimentos em Saúde feitos pelo governo baiano, reforça a importância de, “nesse instante de excecpionalidade”, garantir o pagamento adicional de insalubridade em grau máximo para os trabalhadores da saúde. “Parece-nos relevante seja procedida a análise de majoração do adicional de insalubridade, na forma da legislação de regência, para os profissionais da saúde, que têm lidado diariamente com a exposição ao novo coronavírus”, concluiu.