Robinson pede prorrogação de prazo de vigência do concurso para professores da rede estadual

O deputado Robinson Almeida (PT) sugeriu ao governador Jerônimo Rodrigues, por meio de indicação protocolada na Casa Legislativa, a prorrogação do prazo de vigência do processo seletivo público deflagrado para a seleção de professores da rede estadual, objeto do edital Saeb/03/2022, homologado em 29 de abril de 2023, e com vigência até abril deste ano.

No documento, Robinson ressaltou a atuação do governo estadual na educação pública, com o incremento do volume de recursos investidos, a entrega de novas unidades escolares em quase todos os municípios baianos e a requalificação e modernização de outros equipamentos. A preocupação do Executivo com a educação, segundo o legislador não tem se restringido às edificações e à adoção de medidas para estimular o aprendizado e reduzir a evasão escolar, mas também na qualificação do corpo docente.

“Com planejamento, a Secretaria de Educação tem promovido constantes concursos e processos seletivos, com a finalidade de suprir as carências identificadas, resultantes, não apenas, da ampliação da rede e da adoção da modalidade de ensino integral, mas também de aposentadorias, afastamentos e licenças”, explicou.

Na opinião do deputado, a prorrogação do processo seletivo recomendada deve ser levada a efeito pela Secretaria de Educação, que detém as informações úteis ao gerenciamento, estruturação e organização da rede estadual de ensino.

“A medida é razoável, porquanto torna imediatamente disponíveis profissionais para atendimento das demandas que se apresentarem, os quais foram submetidos ao escrutínio público, realizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC)”, justificou.